segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Sertanejo reza por um bom inverno

Todo início de ano o homem do campo renova a esperança de ter um bom inverno. Os benefícios ofertados pelo governo aliviam as perdas em caso de seca, mas só as chuvas garantem a tranquilidade dos pequenos agricultores. As primeiras previsões para a quadra invernosa, no entanto, não são nada boas.

De acordo com os primeiros estudos feitos pela Funceme, são grandes as chances de o volume de chuvas no Ceará ser menor do que a média histórica. Essa previsão trouxe grande preocupação, pois, caso o prognóstico seja confirmado, teríamos três anos seguidos de seca. Muitos municípios já estão em estado de calamidade - e a tendência, infelizmente, é de que a situação fique ainda pior.

Em Pacujá, somente com a instalação de uma adutora emergencial para trazer água do Açude Taquara, em Cariré, é que a população respirou aliviada. Outro motivo que nos deixa um pouco menos apreensivo é o fato de que, mesmo em anos de seca, na Região Norte costuma chover mais do que em outras regiões. Mesmo assim, não há o que comemorar.

A seca é um problema secular no Nordeste, mas o Governo Federal pouco fez de prático para diminuir o sofrimento do nosso povo. O maior exemplo disso é a prometida Transposição das águas do Rio São Francisco, que depois de tanto tempo só existe no papel. Nos últimos anos, não foram efetivadas ações para aumentar a capacidade de armazenamento e melhorar a distribuição de água, principalmente em povoados isolados.

Diante dessa situação, o sertanejo se apega a São José e reza por chuva. Deveríamos rezar também para a politicagem e a incompetência darem uma trégua. Basta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário