sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O Grande Desafio do Novo Governador

Camilo Santana
Governador eleito do Estado do Ceará
O governador eleito do Ceará, Camilo Santana, terá muitos problemas a enfrentar a partir do dia 1º de janeiro, quando tomará posse no Palácio da Abolição. À frente do Governo, Cid Gomes construiu muitas edificações para dar suporte a diversas áreas da administração, mas caberá a Camilo as tarefas mais difíceis: fazê-las funcionar a contento e melhorar os serviços ofertados aos cearenses.

A área mais delicada, sem dúvida, é a segurança pública. A população vive atormentada, seja na Capital ou no interior, conforme atestam os números do recém-divulgado Anuário Brasileiro da Segurança Pública. Proporcionalmente ao tamanho da população, o Ceará é o segundo Estado onde mais se mata, “perdendo” apenas para a miserável Alagoas. Em 2013, a taxa de homicídios no Ceará foi de 48,2 assassinatos para cada 100 mil habitantes, enquanto a média em todo o Brasil foi de 25,2. Ou seja, a chance de ser assassinado no Ceará é o dobro do resto do país.

Não foi por falta de investimentos que a situação chegou a esse nível. Pelo contrário. O Ceará gasta por ano cerca de 1,5 bilhão de reais nesse setor, montante que supera inclusive o que investem alguns dos estados mais ricos do país. Então, por que estamos assim? O Governo joga a culpa nos outros, dizendo que o problema é nacional. No entanto, ainda não teve a necessária humildade para reconhecer que fracassou na gestão do setor e alimentou um clima de tensão com os policiais e suas lideranças.

Felizmente, há esperanças no ar. Nos últimos meses, o Ceará tem tentado copiar o modelo de segurança implantado em Pernambuco pelo ex-governador Eduardo Campos, que obteve grandes resultados. Espera-se que Camilo, com seu perfil conciliador, saiba enfrentar o maior desafio da sua vida. Essa é a nossa torcida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário