Nos últimos dias 6 e 7 de novembro, ocorreu a 20ª Conferência Estadual do PC do B/CE. O evento, que transcorreu de forma bastante exitosa e participativa, foi realizado na Faculdade de Direito da UFC, em Fortaleza, e reuniu centenas de militantes do partido (vindos da capital e do interior), bem como importantes lideranças da política cearense, dentre as quais o Governador Cid Gomes (PSB), o presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Roberto Cláudio (PSB), e os deputados federais Mauro Benevides (PMDB) e Artur Bruno (PT).
Abertura da 20ª Conferência pelo presidente estadual Patinhas |
Em seu pronunciamento, Cid Gomes lembrou que mantém parceria com o PC do B há 17 anos e afirmou que tal alinhamento ainda tem muitos frutos a serem colhidos. O Governador destacou que vários tópicos do programa do PC do B também são defendidos por ele, especialmente a defesa da queda da taxa básica de juros. Segundo Cid, a recente redução progressiva de 1% da taxa possibilita uma economia de cerca de 15 bilhões de reais para os cofres da União, valor que seria suficiente para bancar o gasto anual com o Programa Bolsa Família.
Militantes do PCdoB representantes dos comitês municipais |
Tal informação foi corroborada pelo senador Inácio Arruda. Em seu discurso inflamado, Inácio destacou os avanços ocorridos no Brasil e no Ceará com os governos “progressistas”, baseados na defesa dos interesses nacionais e na oferta de serviços públicos de qualidade aos brasileiros. O deputado federal João Ananias, que foi votado em Pacujá nas últimas eleições, afirmou que o PC do B tem apresentado um grande crescimento no interior do Estado, superando diversos preconceitos.
Militantes do PCdoB de todo o estado |
No decorrer da Conferência, foi discutido e aprovado o documento intitulado “Um Partido Comunista do Brasil capaz de dar conta de sua responsabilidade histórica”. O texto reforça o projeto do PC do B para a manutenção do desenvolvimento econômico com distribuição de renda. No campo eleitoral, o partido estabeleceu como meta a eleição de pelo menos um vereador em cada um dos 154 municípios cearenses onde está legalmente constituído.
Direção do Comitê Estadual do Ceará |
Por fim, os delegados do partido elegeram, de forma transparente e democrática, os 63 filiados que dirigirão os trabalhos do PC do B do Ceará até 2013. O PC do B de Pacujá, por sua vez, está ciente das responsabilidades e dos objetivos estabelecidos. Assim sendo, mantém firme o propósito de lutar dignamente por um município melhor para todos os pacujaenses.