terça-feira, 25 de outubro de 2011

Serrinha: um patrimônio ignorado

         A Serrinha é uma espécie de “braço” da Serra da Ibiapaba que se prolonga pelos municípios de Pacujá, Graça, Cariré e Reriutaba. Esta serra, apesar de pequena, concentra um enorme potencial científico, ecológico e turístico.


          Numa área de aproximadamente mil hectares, podemos nos deparar com sítios arqueológicos onde foram encontrados artefatos em pedra, feitos pelo homem “pré-histórico”, datados de cerca de até 8 mil anos, além de sítios paleontológicos com os fósseis (icnofósseis) mais antigos do Ceará, datados de aproximadamente 420 milhões de anos. Ainda é possível se surpreender com um complexo com mais de 20 cavernas areníticas que se interligam e formam uma espécie de labirinto. Além de cachoeiras, trilhas em meio a vestígios da Mata Atlântica e espécies raras da flora e fauna cearense, a Serrinha oferece belíssimos mirantes de onde se pode avistar boa parte da região do sopé da Ibiapaba, inclusive Pacujá, Graça e Mucambo, e até Sobral.
            
           Apesar de todo esse potencial e da Serrinha estar tão próxima da sede do município de Pacujá, cerca de 6 km, e além de ter em seu entorno comunidades como Bom-Gosto, Bananeira e Zipú, todo este patrimônio é ignorado por boa parte da população, inclusive destas comunidades mais próximas, e principalmente pelo poder público municipal. A região fica, muitas vezes, sujeita a todo tipo de depredações como, desmatamento, queimadas, caça predatória, poluição e pichações na área das cavernas e nas trilhas. É o que denunciam moradores que vivem na comunidade que se localiza no topo da Serrinha.
             
            Se houvesse interesse político, os quatro municípios poderiam pressionar o Governo do Estado a criar o Parque Estadual da Serrinha, o que geraria emprego e renda para muitas famílias, além de iniciar um processo importante de preservação ambiental

Um comentário:

  1. SÓ QUEM ESTEVE NESTE LOCAL PARA SABER A IMPORTANCIA DESTE PATRIMONIO QUE PACUJÁ TEM E VEM PESSOAS DE OUTRAS COMUNIDADES PARA PICHAR SEUS NOMES COMO FORMA DE MARCAR TERRENO!!!

    FORÇA PACUJÁ CONTRA VANDALOS!!!!

    ResponderExcluir