domingo, 29 de setembro de 2013

Localidades Sofrem Sem os Postos de Saúde

Posto de Saúde em construção em Bom Gosto
A Prefeitura de Pacujá adora fazer propaganda que a saúde pública municipal é uma maravilha. Há quem acredite nessa conversa pra boi dormir. A realidade, porém, é bem menos perfumada. As obras para a construção de três postos de saúde em comunidades rurais estão se arrastando há mais de um ano e, pasmem, não há sinais de melhoria no horizonte.

Ao custo de R$ 282.568,24 para os cofres públicos, a Unidade Básica de Saúde de Bom Gosto, a maior comunidade da nossa zona rural, é a que está em estágio mais “avançado”. Ainda assim, os moradores estão longe de usufruir desse equipamento. Até agora, só a estrutura e as paredes de vedação estão concluídas , restando o término do telhamento, além dos serviços de revestimento, pavimentação, colocação de esquadrias, equipamentos e instalações hidrossanitárias e elétricas.

Posto de Saúde em construção em Taquari
Posto de Saúde em construção em Zipú
Já os postos de saúde de Taquari e Zipu, que custarão R$ 398.319,84, estão em uma situação bem pior. A unidade de Taquari, que também serviria para atender a comunidade de Milhãs, tem apenas as paredes levantadas. Por incrível que pareça, o posto de Zipu não tem sequer as paredes concluídas, e a placa com as informações da obra foi arrancada e jogada em um casebre abandonado.

De acordo com informações do Portal da Transparência, a Secretaria Municipal de Saúde, responsável direta pela contratação das obras, já liberou mais de 200 mil reais para a construtora que venceu as licitações para a construção dos três postos. Os contratos com o poder público, de números 20120040 e 0120038, foram assinados em maio de 2012. Detalhe: as obras deveriam ficar concluídas em 5 meses. O prazo, portanto, já foi esgotado há muito tempo. Parece piada, mas a construtora contratada pela Prefeitura atende pelo nome de CONSTRURÁPIDO.

Enquanto isso, as comunidades permanecem desatendidas e se perguntam o porquê desse descaso. Há males que remédio nenhum dá jeito...

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Emancipar-se é preciso! Pacujá, 56 anos de [processo de] emancipação política

No último dia 22 de setembro, nossa querida Pacujá completou 56 anos de emancipação política. Motivo pelo qual toda a cidade festejou, inclusive com atrações culturais em praça pública e apresentações de bandas de forró.

Mas o que é isso na prática? O que é emancipar-se politicamente? Você já parou para refletir o que isso significa para a história de Pacujá?

Bom, emancipar-se significa tornar-se livre, independente, autônomo. No caso de Pacujá, a vila tornou-se independente politicamente, administrativamente e financeiramente, em 1957. Se fosse hoje, Pacujá não poderia ser cidade, pois um dos requisitos básicos para se criar um novo município, segundo a lei, é que o futuro município tenha mais de 10 mil habitantes.

Mas não queremos falar de questões técnicas que chegam a ser irrelevantes, no nosso caso, uma vez que somos, e há muito tempo, um município emancipado. A nossa indagação mergulha mais fundo, pretende mexer com os brios filosóficos de nós pacujaenses.

Queremos direcionar seus pensamentos às questões: Independência política também significa dizer que a população é livre pra pensar e escolher politicamente? Autonomia administrativa é a mesma coisa que uma administração independente e funcional? E autonomia financeira é o mesmo que um município equilibrado financeiramente com o gasto público?

Trazemos essas questões até vocês porque é nosso dever pensar sobre nossa cidade para além de uma data que, apesar de muito significativa, pouco reflete na realidade do município, especialmente no que trata do interesse público.

Não queremos boicotar o espírito bairrista que tanto nos preenche, nem dizer que nossa emancipação é inócua, pelo contrário, queremos revestir nossa alma pacujaense com o mais elevado sentimento de amor à nossa terra e alimentarmo-nos com tudo que é bom e nos faz criar raízes neste “torrão da esperança”.

Em outras palavras, queremos continuar esperançosos de que Pacujá e seus munícipes continuarão num processo contínuo de emancipação (tornar-se livre, independente) , não só politicamente, mas existencialmente.


Viva Pacujá e sua História, assim como o futuro que queremos (e que virá) para nossa cidade, filhos e netos!

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

3ª Conferência do PCdoB de Pacujá elege nova Direção Municipal

A 3ª Conferência Municipal de Pacujá do PCdoB que ocorreu no último dia 14 de setembro, na Câmara Municipal de Pacujá, demostrou que o grupo se mantém organizado, coerente e pronto pra se expandir.
Mesa dirigindo os trabalho da 3ª Conferência Municipal


Edílson Melo, representante do Comitê Estadual do PCdoB

Camarada Wagner Brito depositando seu voto na urna

Camarada Ana Maria votando

Dalton Alves deixando seu voto na urna

Mesa contabilizando os votos

Presidente recém eleito sendo empossado

Nova direção. Da esquerda para a direita: Evilásio, Wagner, Dominguinhos, Jefferson, Dalton, Nando e Ana Maria

Todos os filiados presentes

Presidente fazendo seu pronunciamento

Vice-Presidente fazendo seu pronunciamento

Secretário de Mobilização se pronunciando

Sec. de Finanças se pronunciando


Na ocasião houve a eleição da direção do partido em Pacujá, que contou com uma renovação de seus quadros de quase sessenta por cento, o que demostra a boa democracia interna do grupo. A nova direção eleita por unanimidade é composta pelos seguintes jovens que assumirão a direção dos trabalhos do partido em Pacujá pelo período de 2013 a 2015:

Evilásio Oliveira (Presidente);
Wagner Brito (Vice-Presidente);
Nando Rodrigues (Secretário de Organização);
Ana Maria de Almeida (Secretária Adjunta de Organização);
Jefferson Paixão (Secretário de Finanças);
Domingos Brito (Secretário de Mobilização); e
Dalton Alves (Secretário de Articulação Política)

Além da eleição a Conferência tratou de discutir pontos dos documentos que serão apresentados debatidos por ocasião do 13º Congresso do PCdoB, que acontece a nível nacional e rediscutirá e reformulará o programa partidário, que serve como orientação política para o partido em todos os níveis de atuação. Assim como realizou-se a eleição de um delegado que representará o PCdoB de Pacujá na 21º Conferência Estadual, tendo sido eleito na ocasião o camarada Nando Rodrigues.

Além dos filiados, o evento contou com a participação do vereador Braz Alves, vice-prefeito Alex Melo e ex-vereador Eraldo Aguiar, além do representante do Comitê Estadual, Edílson Melo.


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Político é vidraça, sim!

Ninguém gosta de ser cobrado. Qualquer pessoa, seja ela criança ou adulto, pobre ou rico, trabalhador ou desocupado, não fica satisfeito ao sofrer uma cobrança. Os políticos, claro, também não são diferentes. A diferença é que eles têm, por força de sua função, de encarar críticas e questionamentos com naturalidade. São os ossos do ofício.

A Constituição brasileira, logo no seu início, dá a medida da importância da participação popular na organização política da nossa nação: “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente”. Em outras palavras, o povo é a razão do poder. Infelizmente, grande parte dos políticos não absorve esse princípio. Talvez por isso, eles não reagem bem quando são colocados contra a parede.

Mas, quando a pressão popular é grande, os políticos costumam cair na real e arregaçar as mangas, por puro instinto de sobrevivência. Foi isso o que aconteceu após os recentes protestos de rua que varreram o país. Projetos de lei engavetados há anos finalmente foram aprovados pelo Congresso Nacional, enquanto que a Presidência apresentou planos para melhorar áreas estratégicas para o futuro do nosso país.

Na nossa pequena Pacujá, o grupo que forma o PCdoB municipal deu voz ao anseio da sociedade ao cobrar mais atuação por parte dos vereadores da oposição. Coincidentemente ou não, após isso os parlamentares passaram a fiscalizar os atos do poder executivo com mais efetividade, levando indícios de irregularidades aos órgãos competentes. A bem do interesse público, que assim continue.

domingo, 1 de setembro de 2013

Edital de Convocação da 3ª Conferência Municipal


Partido Comunista do Brasil
Comitê Municipal de Pacujá
CNPJ: 15.804.391/0001-74 ▪ Rua Francisco Filizola, 465, Centro, CEP: 62.180-000, Pacujá, Ceará.
Tel.: (88) 9450.3892 / (85) 9404.6440 ▪ E-mail: pcdobpacuja@hotmail.comSite: pcdobpacuja.blogspot.com.br

O Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, no município, através de seu presidente abaixo assinado, com base na Norma Congressual para o 13º Congresso do Comitê Central, de 07 de julho de 2013, nas Normas Complementares do Comitê Estadual e de acordo com o que estabelece o Estatuto Partidário, artigo 32, convoca a Conferência Municipal Ordinária de Pacujá, Ceará, a realizar-se no dia 14 (quatorze) de setembro às 8 (oito) horas, na Câmara Municipal de Pacujá, à Rua Professor João Leôncio, s/n, Centro, Pacujá, Ceará.

A ordem do dia da Conferência Municipal será:

1- Discussão dos Documentos Nacionais e deliberação sobre os Projetos de Resolução apresentados pelo Comitê Central;
2- Balanço das atividades da Direção Municipal (2011-2013); Estabelecimento do número de seus membros e eleição dos dirigentes do Comitê Municipal para o mandato (2013-2015).
3- E ainda, eleição de delegados(as) à 21ª. Conferência Estadual.

Para a qual convoca todos os filiados do Partido e convida todos os interessados.


Pacujá, Ceará, 30 de agosto de 2013.