terça-feira, 22 de outubro de 2013

Motivos que levaram os servidores a deflagrar greve


Servidores públicos de Pacujá estão em greve por tempo indeterminado

Os servidores públicos do município de Pacujá em sua maioria professores deflagraram greve na última sexta-feira (18). O movimento ganhou força no ultimo domingo (20), quando os servidores realizaram uma manifestação na feira livre da cidade em frente a sede do SINDSEP. 
Manifestação em frente ao Sindicato dos servidores
O motivo principal da greve de acordo com o sindicato é o atraso do pagamento salarial dos servidores e o terço das férias que ainda não foram pagos além do não pagamento de um salário mínimo, como piso mínimo, para o servidor municipal. De acordo com o SINDSEP houve um descumprimento relativos ao pagamento dos salários de 2008, apenas parte dos servidores receberam. 

Uma das reivindicações dos grevistas é que o município elabore um calendário de pagamento como data base o 5º dia útil de cada mês.

Na tarde de ontem segunda- feira, os servidores fizeram mais uma manifestação desta vez o movimento foi em frente ao fórum da cidade onde os servidores exibiram uma faixa que mostra uma das suas principais reivindicações .
Servidores grevistas em manifestação em frente ao fórum de Pacujá
 Fonte: http://mucamboemquestao.blogspot.com.br/

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Transporte de universitários de Pacujá é feito em péssimas condições

O dito popular, sabiamente afirma que, “brasileiro só compra um cadeado depois que é roubado”. Infelizmente, parece-nos que sabedoria popular não se aplica ao poder público de Pacujá.

No dia 8 de abril de 2009, fatídico dia que deixou de luto nosso município pela morte de jovem estudante promissora. A tragédia se deu em uma acidente envolvendo o ônibus que levava os estudantes de Sobral para Pacujá, como todos sabem. As circunstâncias do acidente causaram indignação, pois o ônibus, que diga-se de passagem não era apropriado para o transporte intermunicipal, estava completamente lotado e a jovem caiu do veículo em movimento devido a porta ter se aberto após a quebra do cadeado que a mantinha fechada. 

Hoje, mais de 4 anos depois, o mesmo transporte é feito nas mesmas ou piores condições. O ônibus tipo circular alugado foi irresponsavelmente adaptado colocando-se bancos nas portas, para que se possa 'acomodar' mais pessoas sentadas. Mesmo assim as viagens diárias são verdadeiros sacrifícios para os estudantes, pois além de um veículo sem segurança têm de enfrentar o percurso de mais uma hora, muitas vezes em pé e imprensados, dado o grande número de estudantes.

O pior (e sempre pode ser pior) é que o valor pago pelo aluguel do ônibus, acreditem, é mais de 14 mil reais mensais. O valor gasto em dois anos com o aluguel seria suficiente para que fosse cumprida a promessa de palanque do sr. Secretário de Finanças, comprar um ônibus confortável e com ar-condicionado para o transporte dos estudantes.

Enquanto isso não acontece, façamos nossas preces para que nova tragédia não ocorra por mais uma omissão e irresponsabilidade de nossos governantes.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Pacujá têm recursos retidos por não pagamento de dívidas

Recursos de Pacujá, em um total de R$ 167.575,42 que deveriam ter sido destinados ao pagamento de precatórios, foram retidos por decisão da Justiça. O bloqueio se deu porque os gestores do município não pagaram as parcelas devidas apesar de terem sido intimados. O bloqueio foi determinado no último dia 11 pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido.

As dívidas são referentes ao ano de 2012. Pacujá agora está sujeito ao regime especial de pagamento de precatórios criado pela Emenda Constitucional nº 62/2009. Nessa condição, os gestores devem honrar a dívida em 15 parcelas anuais, cabendo ao TJCE o gerenciamento dos valores, que serão rateados entre o TJCE, Tribunal Regional do Trabalho-7ª Região e Tribunal Regional Federal- 5ª Região para pagamento dos credores de cada um. 

Mais uma vez fica claro que horar compromissos e pagar as contas não é papel fácil para a administração pública de Pacujá. O nome de Pacujá, mais uma vez, está pendurado no quadro dos "velhacos"!


Com informações do jornal "O Povo": http://www.opovo.com.br/

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

21ª Conferência Estadual do PCdoB-CE


Após dois dias de debates e discussões na Faculdade de Direito da UFC, a 21ª Conferência Estadual do PCdoB-CE elegeu, na tarde deste domingo (13/10), o novo Comitê Estadual do Partido que irá comandar a legenda no próximo biênio. O anúncio de Luis Carlos Paes para presidir a sigla veio após reunião dos novos eleitos. Também foram eleitos Benedito Bizerril como vice-presidente e Sônia Pinheiro, secretária de finanças.

Para Luis Carlos Paes, o maior desafio para o novo cargo é consolidar o crescimento do Partido alcançado nesse último período. “Isso implica num maior funcionamento coletivo da nova direção estadual e o funcionamento regular e coletivo dos comitês municipais e das bases partidárias, integrando o trabalho nas frentes institucionais, movimentos sociais e da luta de ideias”. Segundo o novo presidente do PCdoB-CE, o resultado dessa ação já é esperado para as eleições de 2014. “Esperamos mais avanços do Partido na frente eleitoral e maior presença jun à frente das lutas populares em todas as regiões do Ceará”.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Governo Municipal de Pacujá cria site para cumprir a lei










Após vencer o prazo estabelecido pela “Lei da Transparência” a prefeitura de Pacujá, no mês passado, finalmente criou o seu domínio na internet, como estabelece a lei.

O site não contém as informação básicas necessárias para o integral cumprimento da Lei da Transparência, como as contas de governo e de gestão e os dados dos processos licitatórios, que segundo a lei devem ser detalhados e de fácil compreensão.

Segundo o técnico responsável, Tiago Rodrigues, o site ainda está em fase de criação e será brevemente alimentado com informações repassadas pela prefeitura. Vamos aguardar que dentre estas informações estejam as elencadas na lei, para que assim, qualquer cidadão em qualquer parte do mundo possa estar de olho em como é gasto o dinheiro público de Pacujá.

Esperamos também que o site sirva para divulgar nosso município, através de sua riqueza natural, cultural e histórica, assim como informações de eventos e de ações do governo município. Se for bem utilizado, o site pode ser uma grande ferramenta de interação entre governo e sociedade, como preceitua a moderna administração pública, e como anseia a população.

O endereço é o: http://www.pacuja.ce.gov.br/ , acessem e confiram!