O dito popular, sabiamente afirma que, “brasileiro só compra um cadeado depois que é roubado”. Infelizmente, parece-nos que sabedoria popular não se aplica ao poder público de Pacujá.
No dia 8 de abril de 2009, fatídico dia que deixou de luto nosso município pela morte de jovem estudante promissora. A tragédia se deu em uma acidente envolvendo o ônibus que levava os estudantes de Sobral para Pacujá, como todos sabem. As circunstâncias do acidente causaram indignação, pois o ônibus, que diga-se de passagem não era apropriado para o transporte intermunicipal, estava completamente lotado e a jovem caiu do veículo em movimento devido a porta ter se aberto após a quebra do cadeado que a mantinha fechada.
Hoje, mais de 4 anos depois, o mesmo transporte é feito nas mesmas ou piores condições. O ônibus tipo circular alugado foi irresponsavelmente adaptado colocando-se bancos nas portas, para que se possa 'acomodar' mais pessoas sentadas. Mesmo assim as viagens diárias são verdadeiros sacrifícios para os estudantes, pois além de um veículo sem segurança têm de enfrentar o percurso de mais uma hora, muitas vezes em pé e imprensados, dado o grande número de estudantes.
O pior (e sempre pode ser pior) é que o valor pago pelo aluguel do ônibus, acreditem, é mais de 14 mil reais mensais. O valor gasto em dois anos com o aluguel seria suficiente para que fosse cumprida a promessa de palanque do sr. Secretário de Finanças, comprar um ônibus confortável e com ar-condicionado para o transporte dos estudantes.
Enquanto isso não acontece, façamos nossas preces para que nova tragédia não ocorra por mais uma omissão e irresponsabilidade de nossos governantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário