domingo, 23 de junho de 2013

A Fé que edifica: Festejos de São João Batista

Nova Igreja Matriz de Pacujá  Foto: Francisco Augusto

Não poderíamos deixar de destacar o tradicionalíssimo festejo em homenagem ao santo padroeiro de nossa cidade, São João Batista.

Neste ano, além da expectativa natural em torno das festividades, dentre estas as missas, noitários, procissões, leilões, comidas típicas da barraca que leva o nome do santo, etc., há um motivo maior pelo qual os católicos pacujaenses alimentam especial expectativa e empenho: o término da construção da nova igreja matriz.

A obra idealizada pelo pároco Pe. Bergue foi abraçada pela comunidade católica de nosso município, chamando a atenção dos visitantes das cidades vizinhas e região, além dos inúmeros pacujaenses que moram em diversas cidades pelo país e visitam todo ano a nossa cidade no período junino. Chama-se a atenção tanto pela grandiosidade e ousadia do projeto, quanto também pela eficiência e rapidez da construção.

Em menos de dois anos, após superar algumas polêmicas acerca da derrubada da antiga igreja matriz, e com poucos recursos próprios da igreja, a obra se encontra hoje em sua fase final. Segundo o Pe. Bergue a igreja está cerca de 90% concluída e o desejo é de que até o final do ano ela seja completamente finalizada e entregue à comunidade, oferecendo mais conforto e segurança aos fieis.

A obra foi diretamente custeada pela população pacujaense. Os recursos vieram de doações em dinheiro, trabalho voluntário, doação de material de construção, além dos eventos realizados pela paróquia para arrecadação de dinheiro, como bingos, rifas, apresentações culturais, dentre outras. 

Dessa forma, é preciso lembrar, como já dito, que a obra ainda não foi concluída, faltando parte significativa, e que a paróquia necessitará de mais recursos para a sua conclusão. Assim, se você ainda não contribuiu ou gostaria de contribuir novamente, a conta para depósito em prol da obra é a seguinte:

Banco do Brasil S/A
Agência: 4381-8
Conta Corrente: 6944-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário