quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Descaso e irresponsabilidade: poluição em Pacujá é a ordem!

       Em Pacujá, o Poder Público Municipal trata com desprezo os assuntos que dizem respeito ao meio ambiente, tanto por falta de interesse e conhecimento, como por falta de quadro técnico na sua administração.

Após receber denúncias de moradores e visitantes de Pacujá, nossa equipe foi até o canal de drenagem da água da chuva e pode constatar a poluição proposital e deliberada que lá vem sendo realizada criminosamente.


Canal completamente poluído

 O canal que corta boa parte de nossa cidade e atravessa a Av. Coriolano Alves, que é o principal acesso à cidade de Pacujá, está completamente poluído, servindo como principal via de escoamento de quase todo o esgoto da Zona Urbana do município.


O que acontece é que o referido canal passa por trás da estação de captação do esgotamento sanitário de Pacujá, nesta estação se encontra cisternas que recebem das tubulações ligadas às casas todo o seu esgoto, e deveria lançar através de bombas de pressão todos esses resíduos até a lagoa de estabilização do município, no entanto, segundo moradores próximos à estação, na Rua Fransquinha Macedo, há muito tempo isso não vem acontecendo, pois as bombas constantemente vinham dando problema e passando longos períodos em consertos, ficando, portanto sem funcionamento.


A “solução” encontrada pela Administração Pública de Pacujá para “resolver” o problema foi retirar as bombas e ligar, através de uma manilha, as cisternas com o esgoto ao canal de drenagem, assim, todo o esgoto cai diretamente no canal, causando uma série de graves problemas à população e ao meio ambiente.


O mau-cheiro ocasionado pelo esgoto é insuportável, é o que afirmam os moradores próximos ao canal, que também causa maior incidência de mosquitos e insetos, sem falar dos graves riscos à saúde dos moradores, pois é sabido que sempre quando chove muito o canal poluído transborda e as águas invadem as residências próximas, podendo ocasionar doenças como a leptospirose.


O problema se agrava ainda mais, pois o canal de drenagem deságua diretamente no Rio Pacujá, em frente à passagem molhada próxima do cemitério municipal, causando grave contaminação do rio, tornando-o inutilizável. Este deságua ainda no Rio Jaibaras (Rio Grande) causando também a sua contaminação, e como é sabido, este rio desemboca no Açude da Taquara, causando assim também a sua contaminação.


Esgoto sendo lançado no Rio Pacujá

O PCdoB de Pacujá denunciou este grave problema encaminhando representação ao Ministério Público Estadual, este através do Promotor de Justiça, passou a tomar as providências necessárias, comunicando à Prefeitura Municipal de Pacujá e solicitando dela explicações e o solucionamento do problema. Segundo o Promotor de Justiça que recebeu a denúncia, caso o Poder Público Municipal não solucione rapidamente o problema, será aberta ação civil pública contra a administração pública municipal.

O PCdoB de Pacujá acompanha de perto e atento a este problema e publicará neste blog quaisquer novas informações referentes a este caso.

4 comentários:

  1. Vergonhosa esse canal. Feito com o maior descaso com os pacujaenses.

    ResponderExcluir
  2. João, entendo que o canal teve sim suas irregularidades na sua construção, mas o pior nem é isso. O pior é que o próprio Poder Público de Pacujá o utilizada para fins diversos do que deveriam se utilizdos. O exemplo claro disso é que abriram deliberadamente e propositdamente uma manilha para que todo o esgoto caísse no canal, ou seja, foi de caso pensado, proposital. O pior é que vemos que isso já dura anos, e nada foi feito até agora. Mas estamos de olha, vamos precionar o poder público para que solucione e repare este grande problema!

    ResponderExcluir
  3. Vergonha esse canal.²
    Só me lembro de ter visto descaso parecido quando o Mr Bruns despejou lixo radioativo da sua usina nuclear nas árvores da cidade de Springfiel (The Simpsons), onde os peixes chegavam a ter 3 olhos por conta disso.

    Ou seja, nisso o Pacujá é capaz de imitar até a ficção!!!!
    RESPEITO AO MEIO AMBIENTE E À POPULAÇÃO JÁ!

    ResponderExcluir
  4. Manuel Cesario
    parabens a essa garotada que sonha com melhores dias para pacujá.Até antes não se tinha esperança, lugar que impera a corrupção, atraso e falta de vergonha não só dos politicos ,mas principalmente do povo corruptor, que não aprendeu ainda avaliar pessoas para votar.Veja os representates na camara, olhe o perfil, so sabem se prefissionalizarem a politica para eles não passa de uma profissão

    ResponderExcluir