quarta-feira, 18 de março de 2015

Entrevista: Vice-prefeito do Município de Pacujá

Alex Melo, vice-prefeito pelo PTB,
vereador 2004-2008, casado, pai de 2 filhos
 e formado em Ciências Contábeis.
 
No cargo de vice-prefeito é possível conhecer de perto as ações da prefeitura. De que forma o senhor avalia a atual administração de Pacujá?
É possível e importante que o vice-prefeito conheça de perto todas as problemáticas e as ações que a administração vem tomando para resolvê-las. Eu avalio de forma positiva a maneira como a prefeita Lucivane vem administrando. Pegou a educação com um dos piores índices do Estado e hoje estamos entre os melhores. A saúde, no ano de 2010 foi agraciada com o prêmio de 1° lugar do índice SUS. Então, esses dois setores cresceram bastante nessa administração. Houve um crescimento das ações de todas as secretarias para com os munícipes. Como em todas as administrações, esta tem problemas e, inclusive, defendo que haja um investimento na área do esporte e da cultura, que deixam muito a desejar.

Recentemente, a Câmara Municipal passou a ser comandada pela oposição. A Prefeitura teme que haja mais fiscalização da administração ou não há o que temer?
Eu acho que não é pelo fato de a Câmara ser comandada por vereador de oposição ou de situação que a gente vá temer alguma fiscalização. Eu acho que os vereadores têm que ter responsabilidade e tem que ser fiscalizado mesmo, independente de lado A ou B. Não temos o que temer. A gente tem de buscar parceria com os vereadores, porque os poderes
têm de trabalhar de forma harmônica e independente.

Há muito tempo os funcionários públicos sofrem de atrasos salariais. Por que esse problema ainda não foi resolvido?
Eu não sou a pessoa ideal para responder isso, mas acho que acaba acontecendo por alguns fatores: poucos recursos, muitos contratados e a necessidade dessas pessoas para o desenvolvimento das atividades. O município ainda é muito pobre, mas é um problema que eu não concordo. Sou totalmente contra o atraso do pagamento dos servidores. Isso precisa ser resolvido e acredito que nesse ano de 2015 será. Isso já faz parte da política do passado, a política do presente e do futuro tem de ser feita com servidor em dias. Atrasos trazem prejuízo para o comércio, famílias e administração.

Quando era vereador, o Sr. condenava as práticas do prefeito da época, que são semelhantes as da atual gestão. O Sr. ainda briga por uma administração ética?
Com certeza. Quando eu era vereador, a tribuna era meu meio de comunicação e hoje eu faço parte da administração como vice-prefeito, mas eu sempre tenho batido em cima das coisas que eu discordo. E muitas coisas melhoraram, como a implantação do piso salarial dos professores e da insalubridade, que foram lutas minhas quando vereador e como vice-prefeito. Acho que tem que ser trabalhado pontualmente todos os problemas e que a gente possa diminuir cada vez mais algumas práticas que não condizem com a ética e com o que é certo.

Muitos municípios não permitem que “fichas-sujas” tenham cargos públicos. O que o Sr. acha do fato de o Pacujá ainda não ter adotado tal lei?
Eu acho que isso é problema do legislativo, pois tem que ser votado uma lei neste sentido. E o legislativo votando, eu não sou contra. Tem que ser uma administração transparente com as pessoas. A gente tem que buscar melhorar cada dia mais na administração pública do município, assim como na esfera estadual e federal. Temos que buscar melhorias a cada dia, e colocando pessoas boas, de competência e que saibam zelar pelo patrimônio público.

Fala-se muito no seu nome para disputar a Prefeitura em 2016. Por que o Sr. acha que merece comandar os destinos de Pacujá?
Na realidade, eu não considero que o prefeito seja um comandante; o prefeito é uma espécie de articulador. Então, se o povo de Pacujá permitir e eu chegar na Prefeitura como prefeito, irei governar com o povo de Pacujá e com as entidades de classe, com todos os partidos políticos. Criar um conselho político, onde se discuta todas as problemáticas desde a agricultura até o desenvolvimento urbano. Me considero preparado para estar à frente deste processo.

Considerações finais: Agradeço o PCdoB de Pacujá e digo que estamos de portas abertas para conversar com todas as agremiações políticas do município. É importante nos unirmos cada vez mais. Quero, junto com vocês, fazer um projeto melhor para Pacujá, um projeto de desenvolvimento sustentável e buscar gerar renda para o município, que infelizmente ainda é muito pobre. Com certeza, juntos conseguiremos ajudar nosso município prosperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário