terça-feira, 1 de março de 2016

Entrevista com a Vereadora Ritinha Benjamim

Vereadora de Pacujá pelo PMN
Presidente da Câmara Municipal
Servidora Pública Municipal 
No biênio anterior da Câmara Municipal, anunciou-se um projeto de atualização da Lei Orgânica de Pacujá e do Regimento Interno. Esse plano avançou durante a sua gestão?
Priorizamos outros projetos de maior relevância, como a Lei da Ficha Limpa da qual fizemos questão de retornar pela sua importância. Portanto, ficou muito difícil de dar continuidade ao projeto de atualização das leis, mas que será retomado em breve. É bom lembrar que a Lei Orgânica e o Regimento Interno, da maneira que se encontram, não dificultam em nada os trabalhos legislativos e que, portanto, a atualização se trata apenas de adequá-los aos padrões atuais.

A Sra., como chefe do Legislativo Municipal, acionou a Promotoria de Justiça local para que a Lei da Ficha Limpa fosse respeitada pela Prefeitura. Qual o teor da sua requisição e que atitude a Sra. espera do Ministério Público?
Diante de todo processo de aprovação da lei, após ter sido vetada e derrubado o veto pela Câmara e mesmo após a promulgação dessa lei, a Prefeitura não se adaptou no prazo necessário. Portanto, demos entrada no Ministério Público para que a lei fosse de fato respeitada. Solicitei ao promotor que o próprio tomasse conhecimento da lei e ele, inclusive, colocou que se trata de uma lei adota por quase todos os municípios, logo, já deveria estar sendo cumprida. Aguardo parecer do Ministério Público e acredito que seja favorável ao cumprimento dessa lei.

De acordo com a Lei da Transparência, todas as Câmaras Municipais terão de divulgar suas receitas e gastos em um site próprio. A Sra. já tomou providências a respeito deste tema?
De fato, a lei determina que a Câmara divulgue suas receitas e despesas em um site e no portal da transparência. Estávamos cumprindo todas as obrigações e nesse ano foi necessária a contratação de uma empresa especializada que seja responsável por alimentar essas informações. A empresa já começou os trabalhos de digitalização de todos os documentos e toas as informações atualizadas da Câmara estarão disponíveis, em breve, no site.

É vergonhoso o histórico de atrasos no pagamento dos servidores municipais. De que forma o Poder Legislativo tem agido para barrar essa má conduta?
Eu, como funcionária pública e representante do povo, assumo que se trata de uma cobrança que venho fazendo constantemente. A Câmara vem assumindo esse compromisso de cobrança juntamente com os funcionários e com o sindicato dos servidores. Em momento nenhum nos omitimos de participar dessas reivindicações. Acredito que seja de fundamental importância que cada cidadão pudesse frequentar mais as sessões da Câmara para que saibam quem realmente está cumprindo seu trabalho.

A Sra. preside o PMN em Pacujá, um dos partidos da base da oposição. Na sua opinião, o bloco liderado por Eraldo Aguiar(PCdoB), do qual o seu partido faz parte, está estruturado para disputar o executivo municipal?
Sim, está. O nosso grupo continua com o mesmo objetivo e não vejo nenhum ponto negativo. Se demos uma sossegada foi por conta do ano de 2015 ter sido mais calmo em termos políticos, mas jamais houve desmembramento do grupo continuamos agora mais fortalecidos e focados em nossos objetivos. O nosso grupo se destaca pela experiência e mesmo não obtendo êxito na ultima campanha, saímos mais fortalecidos e preparados para oferecer uma gestão diferenciada.

Diante das indefinições no cenário político local, a Sra. permanecerá na oposição ou ainda aguardará a definição de mais pré-candidatos a prefeito? De que forma a Sra. analisa a possibilidade de surgir uma "terceira via"?
A minha posição é nesse grupo que eu comecei e que permanecerei até o fim. Em nenhum momento pensei em deixar o grupo, pois o meu objetivo sempre foi ajudar a nossa oposição a ganhar a eleição. Embora eu mantenha boas relações com esses possíveis nomes que surgem como terceira via, manterei meu posicionamento, estarei firme com nosso grupo. Acredito que a oposição como um todo permanecerá unida. Desconheço que exista qualquer outro grupo e acho que se trata apenas de especulações. Todos nós fazemos parte de uma mesma oposição, que procura lutar por mudança, por melhorias para o povo. Lutaremos juntos pelas melhorias do nosso município. 

Considerações finais: Gostaria de dizer ao povo de Pacujá que sempre acreditou em nosso trabalho, que continuem acreditando. Sabemos que há dificuldades, mas que cada pessoa pode fazer a diferença onde quer que esteja. Que cada cidadão possa aproveitar essas informações e que a partir delas possam fazer suas reflexões. E tenham a certeza que nosso grupo só tem a crescer e sempre estaremos à disposição de nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário