terça-feira, 2 de agosto de 2016

Obra da Praça Municipal é cercada de mistérios

Praça em construção: dessa vez a Prefeitura vai terminar uma obra?
Depois de muitos anos de  abandono e da pressão popular, finalmente a Prefeitura de Pacujá anunciou neste ano a reforma da Praça Domingos Francisco Alves, na entrada da cidade. Apesar da aparente boa notícia, a obra desse equipamento está cercada de vários indícios de mau uso dos recursos públicos, mantendo a tradição da atual administração.

Com recursos da Secretaria de Infraestrutura e da Secretaria de Saúde e ao custo de R$ 144.037,64, a reforma da praça está sob responsabilidade da empresa Real Empreendimentos e Serviços, sediada em Tianguá. De acordo com o projeto, haverá muitas benfeitorias, como a instalação de pisos diferenciados, novos equipamentos, nova vegetação e até um quiosque paisagístico. No momento, chama atenção as irregularidades já verificadas.

A licitação para selecionar a empresa só foi homologada em 02 de maio, mas no dia 13 de abril a obra foi iniciada sem que se tivesse definido a vencedora. Diante disso, só cabe a seguinte dúvida: como a empresa começou a obra sem ainda ter sido contratada? Outra flagrante irregularidade é a ausência de placa indicando as informações básicas. Conforme o projeto, a placa deve estar visível e ter uma área de 6 m².

No mesmo contrato, também está prevista a construção de muros nos Postos de Saúde no Alto de Santa Luzia e nas localidades de Bom Gosto, Zipu e Taquari, todos inacabados e entregues às baratas. Essas simples intervenções custarão mais R$ 131.910,11 aos cofres públicos. Já que os postos não funcionam, não se sabe a serventia dos muros, a não ser esconder a vergonhosa situação em que eles se encontram.

O cronograma do projeto prevê que tudo esteja pronto em três meses. Portanto, o atraso já é um fato. Mesmo com toda a falta de transparência, a população espera que, pelo menos em ano eleitoral, a atual administração quebre o tabu e consiga terminar uma obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário